ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA O REVERSOR / REDUTOR MODELO 1022

 

 

Características Técnicas:

 

 

Reduções: à frente à ré

..........................................................

1.62:1 /   2:1 /  3:1

Transmissão

..........................................................

Mecânica

Mecanismo

..........................................................

Manual ou por cabo

Lubrificação

..........................................................

Em banho de óleo

Capacidade do Carter

..........................................................

0,5 litros

Acoplamento do Motor

..........................................................

Monobloco

Peso do Conjunto

..........................................................

20Kg

Potência Máxima

..........................................................

40CV

Sentido de rotação na saída

..........................................................

Horário

 

 

 

Operação:

 

            O reversor Mold sai de fábrica sem óleo lubrificante, portanto, antes de por em operação o seu redutor-reversor, pela primeira vez verifique o óleo lubrificante. Se necessário recompletar. Use o óleo recomendado.

            Para dar partida ao motor, coloque a alavanca das marchas na posição neutro.

            Após, siga as orientações contidas no manual de instruções do motor, deixando-o na marcha lenta. Para colocar o barco em movimento, acione a alavanca e engrene a marcha desejada, frente ou ré. Uma vez engrenada a marcha desejada, acelere o motor

Importante:   

 

ü    Nunca troque o sentido do giro, sem desacelerar o motor, pois poderão ocorrer sérios danos ao seu reversor;

ü    Evite dar partida ao motor com a alavanca das marchas na posição “F” ou “R”;

ü    Sempre que acionar a alavanca do reversor diminua a rotação do motor;

ü    Alinhar os flanges do reversor com o flange do motor e o flange do eixo propulsor da embarcação.

 

 

 

 

 

Troca de Óleo:

           

            A primeira troca de óleo lubrificante deve ser feita quando o redutor-reversor atingir 100 horas de trabalho, quando também deverá sofrer um reaperto geral.

 

            As demais trocas, devem ser efetuadas a cada 800 horas ou 6 meses, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

 

            Para drenar o óleo lubrificante, solte o bujão.

 

            Recomenda-se fazer a troca quando o redutor estiver aquecido, o que facilitará a saída do óleo.

 

            Antes de recolocar o bujão de dreno, tenha o cuidado de limpá-lo, assim como o orifício de assentamento do mesmo, para que haja perfeita vedação. Se necessário troque o anel de vedação.

 

            Adicione o óleo novo pelo orifício da vareta do óleo até atingir o nível indicado.

 

            Use funil e evite a entrada de impurezas para o interior do cárter, utilizando vasilhame adequado e limpo.

 

 

Observações Gerais:

 

-          Não reverta a rotação do reversor quando o motor estiver na rotação máxima ou quando o barco deslocar-se em velocidade elevada;

-          Ao rebocar o barco, certifique-se que o motor esteja desligado e o reversor no ponto neutro;

-          Recomendamos o uso de hélice para a direita para o redutor-reversor marítimo Mold;

-          Na tabela abaixo, indicamos valores determinados para as hélices e eixos propulsores, levando em consideração a potência dos motores Agrale e uma embarcação em casco fino. Porém, alertamos que estes valores são somente indicativos e que não devem servir para compra antecipada das hélices e eixos.

 

 

 

Motor Agrale

Rotação do Motor

Potência

DIN-6270

Redução do Reversor

Hélices

(dimensões)

Eixo Propulsor

M 80

2300 rpm

6,5 CV

2:1

3:1

12”x 8”

15”x10”

1”

1.1/4”

M 85

2300 rpm

8,3 CV

2:1

3:1

13”x9”

16”x11”

1”

1.1/4”

M 90

2300 rpm

10,0 CV

2:1

3:1

14”x10”

18”x12”

1”

1”

M 93 ID

2500 rpm

12,0 CV

2:1

3:1

13”x10”

18”x12”

1”

1”

M 790

3000 rpm

24,0 CV

2:1

3:1

16”x11”

20”x14”

1.1/4”

1.1/4”

 

 

 

Manutenção:

Verificar periodicamente o nível do óleo e complementar, se necessário.

Capacidade de óleo lubrificante: 0,5 litros.

A cada 800 horas trocar o óleo lubrificante.

Usar óleo SAE-90/140.

 

Instalação:

Alinhar os flanges do Reversor com o flange do motor e o flange do eixo.

Fixar o reversor através do seu suporte.

Obs.: Se o reversor for fornecido acoplado a motores da linha Mold, será acompanhado

          dos suportes.

 

Manuseio:

            Para manuseá-lo basta acionar a alavanca “A”, conforme mostra a figura abaixo.

 

Conjunto do Reversor

 

Pos

 

Qtd

Código

 

Descrição

3;1

2;1

1;62

01

01

51.02.211

Eixo Movido

=

=

=

02

01

51.02.288

Trambulador

=

=

=

03

01

51.02.234

Mancal do Trambulador

=

=

=

04

01

51.02.214

Mola do Trambulador

=

=

=

05

02

51.02.213

Esfera do Trambulador

=

=

=

06

01

51.02.239

Carcaça do Reversor

=

=

=

07

02

51.02.238

Junta da Carcaça

=

=

=

08

01

51.02.235

Tampa Dianteira

=

=

=

09

01

51.02.243

Tampa Traseira

#

=

=

09

01

51.02.227

Tampa Traseira 3;1

 

Somente 3;1

 

10

01

51.02.233

Alavanca do Trambulador

=

=

=

11

02

51.02.231

Anel O’ring

=

=

=

12

01

51.02.232

Haste da Alavanca

=

=

=

13

03

51.02.100

Arruela de Pressão 3/8

=

=

=

14

02

51.02.229

Porca 3/8

=

=

=

15

01

51.02.228

Alavanca P/Troca de Marcha

=

=

=

16

01

51.02.278

Bucha da Haste da Alavanca

=

=

=

17

01

51.02.287

Engrenagem Movida da Ré 3;1 ( 57 Dentes )

X

#

#

18

01

51.02.289

Engrenagem Movida da Frente 3;1 ( 63 Dentes )

X

#

#

19

01

51.02.280

Eixo Motor C/Engrenagem 3;1 ( 21 Dentes )

X

#

#

17

01

51.02.210

Engrenagem Movida da Ré 2;1 ( 46 Dentes )

#

X

#

18

01

51.02.274

Engrenagem Movida da Frente 2;1 ( 56 Dentes )

#

X

#

19

01

51.02.226

Eixo Motor C/Engrenagem 2;1 ( 28 / 32 Dentes )

#

X

#

17

01

51.02.210

Engrenagem Movida da Ré 1;62 ( 46 Dentes )

#

#

X

18

01

51.02.216

Engrenagem Movida da Frente 1;62 ( 52 Dentes )

#

#

X

19

01

51.02.240

Eixo Motor C/Engrenagem 1;62 ( 32 Dentes )

#

#

X

20

02

51.02.222

Chaveta

=

=

=

21

16

51.02.237

Arruela de Pressão 5/16

=

=

=

22

16

51.02.236

Parafuso 5/16 x 1.1/4 nf

=

=

=

23

01

51.02.201

Parafuso 3/8 x 1 nf

=

=

=

24

01

51.02.268

Engrenagem Intermediária ( 22 Dentes )

#

=

=

24

01

51.02.290

Engrenagem Intermediária ( 25 Dentes )

 

Somente 3;1

 

25

01

51.02.266

Eixo Engrenagem Intermediária

=

=

=

26

01

51.02.245

Vareta P/nivel do Óleo

=

=

=

27

04

51.02.209

Rolamento 6006

=

=

=

28

02

51.02.207

Anel Espaçador

=

=

=

29

04

51.02.206

Rolamento 6206

=

=

=

30

01

51.02.104

Rolamento Cônico 30206-A

=

=

=

31

01

51.02.267

Rolamento HK 2520

=

=

=

32

01

51.02.269

Arruela Espaçadora

=

=

=

33

02

51.02.219

Bucha Espaçadora do Eixo Motor

=

=

=

34

01

51.02.205

Bucha Espaçadora

=

=

=

35

03

51.02.202

Arruela de Fixação dos Flanges

=

=

=

36

03

51.02.201

Parafuso 3/8 x 1 nf

=

=

=

37

01

51.02.203

Flange do Eixo Movido

=

=

=

38

01

51.02.218

Polia do Eixo Motor

=

=

=

39

01

51.02.224

Flange do Acoplamento Elástico

=

=

=

40

03

51.02.204

Retentor 0063 BRG

=

=

=

41

01

51.02.271

Porca 5/8 NF Auto Travante

=

=

=

42

01

51.02.270

Arruela de Pressão 5/8

=

=

=

43

02

51.02.208

Anel de Retenção

=

=

=

44

01

51.02.299

Bujão de Dreno do Óleo

=

=

=

45

01

 

Arruela Lisa ¾

=

=

=

46

01

 

Arruela Lisa 3/8

=

=

=