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Em respeito aos nossos clientes e navegantes do nosso site, introduzimos este preâmbulo de esclarecimentos. Nossos motores obedecem as potencias e torques estabelecidos pelos seus fabricantes, NÃO SE ILUDA COM MOTORES diesel automotivos, MARINIZADOS , QUE AUMENTAM AS POTENCIAS E TORQUES ALEM DOS SEUS LIMITES.
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CONSULTE OS LINKS DOS FABRICANTES E CONFIRA A VERDADE DE CADA MOTOR. |
99%
das embarcações de recreio e de serviço, resgates, transportes, etc, são
movidos a motores de explosão (combustão interna) a combustível diesel,
gasolina, álcool, metanol. Dependendo do tipo de embarcação e tipo de sua utilização, são necessários motores específicos, desenvolvidos especialmente para cada tipo de serviço. Na aplicação tipo esporte e recreio, em lanchas para navegarem em velocidades acima de 25 MPH(velocidade mínima de planeio exigida para lanchas), são concebidos motores para operarem em máximo RPM possível dentro de suas possibilidades de engenharia. |
![]() Na Foto, típico motor marítimo de alta performance, de primeira linha, fornecido pela Caterpillar |
Para embarcações tipo esporte/recreio, em barcos para operarem em velocidade
de deslocamento (3 a 8 milhas), os motores desenvolvidos não necessitam
extraírem o máximo de RPM possível dentre de suas possibilidades de
engenharia, uma vez que nesta faixa de velocidade não é necessário alta RPM. Convém distinguir aqui as palavras Lanchas e Barcos utilizadas nos parágrafos anteriores uma vez que a palavra Lancha está diretamente associada a velocidade ou seja não existe lancha para baixa velocidade. Lancha é uma embarcação para atingir altas velocidades, enquanto que a palavra Barco é utilizada para exprimir embarcações de baixa velocidade. |
![]() Barco típico de apoio, deslocamento (baixa velocidade) |
![]() Na foto, lancha Carbrasmar 26 pés com 2 OCEAN JET POWER by Angel Marine, gasolina. (Top de 40 milhas) com 2 motores Opala 6 Cil. |
Definido
este conceito, é muito importante e fundamental que sempre que se discutir
sobre um motor, defina-se antes se este será utilizado em uma Lancha ou em um
Barco. Se estivermos falando de um Barco (velocidade de deslocamento de 3 a 8 milhas), a escolha e definição de um motor necessário é muito mais simples, uma vez que estes motores estão desenvolvidos tecnicamente para operarem em baixas RPMs, o que é tecnicamente muito mais barato e durável. Se estivermos falando em Lanchas (velocidades acima de 20/25 milhas), a escolha e definição do motor(es) necessário(s) irá requerer vários fatores para sua definição. |
Estas velocidades são encontradas em embarcações de
SEMI-PLANEIO, e se for o caso de uma lancha a mesma irá navegar
debilmente, gerando grande esforço de motor, com grande consumo e
desgaste uma vez que Lanchas possuem caracteristicamente cascos em V
moderados, profundos ou chatos. (traseira reta). |
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Ainda assim algumas destas embarcações podem ultrapassar as 25 MPH mas não planeiam. (Planar é estar navegando a 20/25 MPH com pelo menos metade do barco fora dágua. Nas embarcações SEMI-PLANEIO as mesmas atingem estas velocidades ou mais, mas com seu casco totalmente na água "somente a roda de proa para fora". |
Escolhendo o Motor Para
barcos(velocidades até 8/10 MPH), são necessários entre 8 a 15 HPs por
tonelagem bruta deslocada, dependendo do tipo do casco (área molhada) do barco.
Ex: se um barco vai deslocar 10 toneladas ao todo (inclusive cargas, combustíveis,
etc), será necessário um motor entre 80 e 150 HPs, que serão suficientes para
deslocar o barco entre 8/10 MPH), dependendo logicamente do tipo do casco. Primeiro: utilizando o exemplo acima para a
lancha navegar a 30MPH, ficou definido a velocidade desejada, mas não foi
levado em consideração se as 30MPH serão de Top (máxima), ou de navegação
constante ou de cruzeiro. Esta definição, é o principio de tudo, vejamos: É necessário então, verificando
a curva de potência de motor, em que ponto da curva de funcionamento contínua,
se consegue os 320 HPs.
Segundo: Toda a embarcação
possuirá um momento em que estará utilizando a mínima cavalagem possível
para permanecer-se em planeio mínimo (abaixo disto a lancha enterrará
novamente, sendo preciso novamente acionar-se a cavalagem máxima para recuperar
o planeio e progressivamente vir reduzindo-se o RPM até equilibrar-se novamente
a lancha na velocidade mínima de planeio) que é aonde obtêm-se a maior economia de
combustível, o que é chamado "Velocidade de Cruzeiro. Neste caso, o motor
deverá ter então mais cavalos ainda, uma vez que a curva de velocidade de
cruzeiro é menor do que a curva de velocidade continua. Em outras palavras, vc
sempre precisará de um motor mais forte para poder fazer com que ele tenha
maior durabilidade.
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GRÁFICO TEÓRICO DE CURVAS DE CAVALOS
NECESSÁRIOS POR
TONELADAS BRUTAS DESLOCADAS E VELOCIDADES ESTIMADAS,
SOMENTE PARA EMBARCAÇÕES DE PLANEIO ( LANCHAS).
(velocidade em milhas náuticas = knots ( 1 knot = 1852 metros) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL |
motores a gasolina 4 TEMPOS, usam em media, 350 ml de combustível por hora por HP acionado | É importante observar-se que com 200 horas de navegação, na velocidade equivalente a 80 % do potencial do motor, se este motor "4 TEMPOS", hipotético tiver 200 hps, V.. estará utilizando aproximadamente 160 hps que multiplicados por 350 ml/HP/hora, estará consumindo 56 litros/hora ( 160hps x 350ml), que ao cabo de 200 horas de navegação terá consumido 11.200 litros de combustível gasolina |
motores a gasolina 2 TEMPOS, gastam em média, 500 ml de combustível por hora por HP acionado | ... SE O MOTOR FOR DE 2 TEMPOS, USANDO-SE O MESMO EXEMPLO, UM MOTOR DE 200 HPS, UTILIZADO A 80 % IRA COMSUMIR : 160 HPS X 500 ML/H X 200 HORAS = 16.000 LITROS DE GASOLINA EM 200 HORAS... |
motores a DIESEL, gastam em media 200 ML de oleo diesel por hora por HP acionado | NO CASO DO DIESEL, PARA USAR 200 HORAS , NO MESMO RACIOCÍNIO DE USAR-SE 80% PA POTENCIA MÁXIMA DO MOTOR, TEREMOS : 160 HPS X 200 ML X 200 H = 6.400 LITROS DE DIESEL EM 200 HORAS DE UTILIZAÇÃO |
Tenha em mente, que um motor em uma embarcação rende em média
aproximadamente, 1Km por litro de combustível, significativamente bem menor do
que o consumo em um veiculo automotivo. A diferença é que devido ao atrito, no
veiculo automotivo, acelerando-se tudo, vc. estará andando em alta velocidade
com o mesmo consumo especifico por HP. No caso da embarcação, o mesmo motor estaria consumindo a mesma quantidade de combustível, porém a velocidade final da embarcação é muito menor do que a de um veiculo automotivo. Ex: se um automóvel com motor V8 de 200 HPs, pode chegar a velocidades acima de 180 KM/H, em uma embarcação de apenas 2 toneladas deslocadas, não passará de 35 MPH(60KMH). Considerando-se que para obter-se os 200 HPs, do V8 foram consumidos aproximados 70 litros, ele não andou mais do que 60 KM, o que dá uma relação de 0,9 Litros por KM. |
...não se deixe enganar !!! |
Fique atento, quando alguém lhe disser que o motor do barco dele gasta por ex: 25 Litros por hora, pergunte a ele que distância (QUILÔMETROS) ele consegue PERCORRER com esses 25 litros... Não se deixe enganar. Embarcações gastam mesmo muito $$$$ em combustíveis. |
Falando-se de
embarcações, deve-se considerar que o atrito da mesma com a água é constante
e muito alto, por isso, o rendimento dos motores não pode ser comparado ao
rendimento de um mesmo motor em um veiculo automotivo, uma vez que a maioria dos
motores para embarcações, são versões de motores automotivos, diferentemente
montados. |
VEJA A COMPARAÇÃO EM $$$$, DIRETO NO SEU BOLSO.... |
No inicio do PLANO REAL,...1996... Considerando-se o preço da gasolina era R$ 0,40, V.. teria gasto cerca de R$ 4.480,00, PARA NAVEGAR POR 200 HORAS COM MOTOR 4 TEMPOS a gasolina, de 200 hps. Se o combustível for diesel, o consumo teórico teria sido de 160 hps (estamos usando apenas uma parte do potencial do motor hipotético de 200 hps) multiplicado por 200ml estaria consumindo 160 hps x 200 ml = 32 litros/ horas ( em 200 horas terá consumido 200 * 32 = 6400 litros) ,que multiplicados pelo preço médio do diesel a R$ 0.20 ,teria gasto R$ 1.280,00 Computando-se a diferença entre o gasto do motor hipotético de 200 hps a gasolina, com um motor hipotético diesel de também 200 hps, estaríamos economizando cerca de R$ 4.480,00 - R$ 1.280,00 que resultava em R$ 3.200,00 DE ECONOMIA... em combustível, entre um motor a gasolina e outro diesel.
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....
após alguns anos......
... QUANTO ESTAVAM CUSTANDO DE COMBUSTÍVEL, 200 HORAS NAVEGADAS( MOTOR DE 200 HPS)
... A ECONOMIA BRASILEIRA, TEM INVIABILIZADO O CRESCIMENTO NÁUTICO...
Naquela época 1996, (inicio do plano Real), encher um tanque de 300 lts de gasolina custava 300l * 0,40 = R$
120,00 e em maio/ 2003 custava
........................após
200 horas..... |
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nacional ou importado ????? diesel ou gasolina ??????? |
Decidir sobre que motor colocar,diesel
ou gasolina, CONSIDERANDO O CUSTO BENEFICIO DO CAPITAL EMPATADO X
CUSTO OPERACIONAL (COMBUSTÍVEL) X MANUTENCÃO PREVENTIVA E
CORRETIVA, com as IMPREVISÍVEIS mudancas na situação econômica do Brasil, ficou muito difícil.
No entanto, o mercado náutico brasileiro, desde o plano cruzado e reforçado
no inicio do plano real com o dólar a R$ 1,00 , permitiu que uma
grande massa de pessoas adeptas a náutica, adentrassem no mercado náutico
e depois com o aumento do dolar e aumento do combustível, "uma nova
cultura", a de se partir para motores nacionais veiculares marinizado
sem qualquer critério técnico, fez com que grande parte
de pessoas, comprem motores usados em desmanches de autos, principalmente
motores diesel e troquem os originais importados, por
estes, no que esta resultando em uma frota de lanchas totalmente
descaracterizadas e comprometidas tecnicamente, fazendo com que
ocorra uma divisão de águas no setor náutico, ou seja , uma pequeno
numero de pessoas procurando lanchas com mecânicas consagradas e
valorizadas, enquanto outro grande numero de pessoas procurando por
lanchas baratas adaptadas com motorizarão diesel nacional. Sugerimos que V. decida levando em consideração os custos iniciais entre motores diesel e gasolina e principalmente o custo com a manutenção e reposição de peças. Se precisar de informações adicionais, consulte-nos através do email [email protected]
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Outra decisão polêmica no meio náutico é de ter um ou dois motores. Se deixarmos a megalomania de lado e analisarmos friamente o problema, devemos levar em consideração as distâncias e regiões que pretenderemos navegar. Por exemplo se v. tiver de fazer grandes percursos náuticos, desprovidos de qualquer apoio terrestre ou ainda de navegação perigosa, ter uma embarcação com dois motores poderá ser importante. Já, se v. apenas passear ou pescar ou mesmo trabalhar por perto e em regiões de muito apoio náutico, ter dois motores não é fundamental, porque fazer a manutenção que já não muito barata, de dois motores, pode começar a pesar demais no seu bolso e é melhor um único motor muito bem conservado do que dois mal conservados. O velho ditado que diz que quem tem dois tem um, não é muito sábio em meio náutico ou aéreo, visto que a maioria de barcos operam com apenas um motor e dificilmente quebram, como é o caso dos aviões que também em grande quantidade possuem apenas um motor e também não estão caindo toda hora, aliás tem se notado muito mais quedas de aviões com 2 motores do que com 1. A explicação para a utilização de dois motores é achar que se um quebra, V. volta com o outro. Muito cuidado com este raciocínio, nem sempre isso é verdadeiro. A outra mentalidade é que pode se colocar dois motores com a metade da cavalagem cada um, que irão custar quase o preço de um único com a cavalagem total e ter-se dois motores, aparentemente mais seguros do que apenas um. Lembre-se, v. estará aumentando o pêso da embarcação o que irá render menos do que com um único motor com a potência dobrada, alem do que V. terá de estar sempre utilizando os dois motores por igual e ao mesmo tempo. A grande vantagem real de 2 motores é na hora das manobras, onde é possível girar a embarcação no seu eixo apenas colocando um motor com marcha avante e o outro motor com marcha à ré. Em casos em que a cavalagem total necessária para a embarcação atingir o seu propósito for muito alta e não disponível com apenas 01 motor, neste caso sim, a instalação de 02 ou mais motores é imprescindível. No caso de V. estar optando por uma transmissão do tipo HIDROJATO, v. conseguirá girar a embarcação em torno do seu eixo com apenas um motor, alem do que este tipo de propulsão aceita motores de alta cavalagem e rendem muito mais do a transmissão a hélice, além de não gerarem muita manutenção ( apenas para hidrojatos de fluxo-mixto os quais não sofrem desgastes internos nem externos, ao contrario dos hidrojatos de fluxo axial os quais sofrem desgastes em seus rotores e camisas.), consulte a sessão de HIDROJATOS/JET POWERs e saiba tudo sobre eles. Não se deixe levar pela conversa de mecânicos desatualizados ou pessoas que não aderem aos hidrojatos em virtude da baixa incidência de manutenção e quebras, o que logicamente não é bom para oficinas e lojas de peças de reposição as quais sobrevivem em função de quebras e consertos. No mundo todo os Hidrojatos são uma inteligente e boa alternativa e aqui no Brasil já está aumentando dia-a-dia a sua aceitação, apesar da insistência da mídia não divulgar e nem estimular o seu uso. São poucas as reportagens a respeito e quando existem fazem menção a embarcações do futuro ou de grande porte. Na área de esporte e recreio, onde o cliente é levado pela aparência, não é interessante que este segmento opte pelos hidrojatos. Existem muitas empresas que não teriam mais espaço para seus produtos de reposição. Convém salientar, que não são todos os marinheiros e pilotos náuticos que se adaptam ao hidrojato. Devido a sua forma diferente de pilotagem, recursos e manobras, algumas pessoas demoram um pouco para aprender a conduzir embarcações com hidrojatos. Pelo fato dos hidrojatos não possuírem câmbios mecânicos e seu curso de direção ser mais curto do que os de hélice, deve-se treinar um pouco antes de sair com tudo pelas primeiras vezes. Por exemplo quando V.. dá a partida no motor, a embarcação já estará andando, por isso deve-se ficar atento e sempre dar a partida com o engate para a ré e não para a frente, visto que o empuxo de saída para a ré é menor do que para a frente e se motor estiver muito acelerado v. não vai bater no que estiver na sua frente. Outra diferença é que por não ter cambio mecânico V.. não precisa ficar esperando para engatar, pode ir direto e sem medo, mas as pessoas não estão acostumadas com esta vantagem, de inclusive engatar à ré estando em alta velocidade para a frente. Pelo fato do curso de direção ser do tipo curto (caso das direções de carro de corrida), fica-se tentando esterçar o volante para fazer a embarcação girar, quando em baixo RPM e a resposta demora um pouco para acontecer. Basta acelerar um pouco mais e a resposta ficará imediata. Normalmente, com cerca de 01 hora de treinamento junto a uma pessoa experiente, V.. já estará apto, dando inclusive cavalos-de-pau, com embarcações de qualquer porte, é muito mais emocionante do que V.. imagina. Pode-se largar a direção e ainda assim a embarcação continuará em linha reta, ao contrário dos hélices, que puxarão para algum dos lados. Consulte Hidro Jato (Ocean Jet Power) e saiba tudo sobre hidrojatos. DIFERENÇAS
ENTRE UM MOTOR MARÍTIMO E UM MOTOR MARINIZADO É um Kit de
componentes que devidamente adaptado ao motor básico, permite que este possa
ficar acondicionado em uma casa de máquinas fechada, carente de ventilação e
sendo refrigerado por meio de água circulante ao invés de água armazenada em
radiador refrigerado pelo ar como nos veículos e motores estacionários para
geradores e bombas. Outros Kits mais completos e sofisticados, são exigidos para motores com intercooler e aftercooler (normalmente motores diesel de alto desempenho). Neste caso a água puxada pela bomba irá imediatamente ao aftercooler para resfriar o ar gerado pela turbina. Este descritivo é
meramente ilustrativo e básico a fim de dar uma noção geral. Outras
condições técnicas e especificas, são resolvidas e tratadas pelo kit de
marinização, que é uma particularidade de cada fabricante ou montador de
motores marítimos. Lembre-se novamente: cuidado com motores que especificam uma cavalagem nominal alta mas que vc. só poderá usar parte dela. Divida o custo desse motor pelos Hps que realmente V.. poderá utilizar, conforme orientação do fabricante ou montador . Na maioria das vezes, o custo / hp desse motor é maior do que o custo de um motor de primeira linha que pode operar em regime de cavalagem total continuamente. Infelizmente no Brasil, é comum adaptar-se motores automotivos, utilitários e de caminhões, para maritimos, gerando cavalagens altíssimas,apenas com modificações de bombas injetoras e turbinas, muito superior do que na suas origens, mas que na hora "H" v.. não poderá utilizar continuamente. Tem sido grande o numero de lançamentos desses tipos de motores, os quais depois de algum tempo são repotenciados para baixo. Até aí, v.. já comprou, já repotenciou, não andou como esperava que fosse e já se arrependeu. Algumas firmas não honram as garantias e lançam motores sem publicar suas planilhas de testes e horas. Simplesmente passam o motor por um dinamômetro por alguns minutos, montam o referido motor em uma embarcação e fazem testes daqui ali, de poucas distancias e curtos espaços de tempo, depois divulgam em revistas conceituadas em paginas convincentes e acham que estão fazendo o lançamento do ano. Lembre-se ainda que o esforço de um motor para uso marítimo é equivalente ao de v.. pegar um veiculo com este mesmo tipo de motor e fazer uma viagem com 200 km andando apenas na primeira marcha e na máxima rotação. V. pode fazer isso por alguns minutos diversas vezes por dia e não será o mesmo que fazer por duas horas seguidas.! . Observações: |
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